No momento do embarque é necessário apresentar documentos que estejam em boas condições e com foto que permita a identificação do passageiro.
Voos nacionais
Para viajantes brasileiros com 18 anos ou mais são aceitos os seguintes documentos:
-
Carteira de Identidade (RG).
-
Passaporte.
-
Carteira Nacional de Habilitação
-
Carteira de Trabalho.*
-
DNI (Documento Nacional de Identidade).
-
Título de Eleitor Eletrônico (com nome civil ou nome social).
-
Cartões de identidade expedidos pelo Poder Judiciário ou Legislativo, no nível federal ou estadual, e também cartões de identidade expedidos pelo ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército.
-
Caso um destes documentos tenha sido furtado, roubado ou extraviado, o passageiro pode apresentar no momento do embarque o Boletim de Ocorrência (B.O.).
Para viajantes brasileiros menores de 18 anos são aceitos os seguintes documentos:
-
Carteira de Identidade (RG).
-
Passaporte.
-
Carteira de Trabalho (válido para passageiros a partir de 16 anos)
-
DNI (Documento Nacional de Identidade).
-
Em caso de furto de algum desses documentos é necessário verificar a aceitação do boletim de ocorrência junto à vara da infância e juventude de cada cidade.
Para viajantes estrangeiros são aceitos os seguintes documentos:
-
Passaporte Estrangeiro, dentro do prazo de validade;
-
Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou Protocolo de Renovação expedido pelo Departamento de Polícia Federal (DPF), no caso de estrangeiros residentes no Brasil;
-
Identidades Diplomáticas e Consulares;
-
Cédula de identidade original ou passaporte dentro do prazo de validade (se você é cidadão de algum país membro pleno ou estado associado do Mercosul).
Documentos de identificação em suporte eletrônico podem ser apresentados pelos passageiros às empresas aéreas no momento do seu embarque em voos domésticos. Para poderem ser aceitos, além de fé pública e validade em todo o território brasileiro, esses documentos (DNI, CNH-e, e-Título etc.) deverão conter foto que permita a identificação do passageiro.
Voos internacionais
Para viagens a países membros do Mercosul, ou que possuem acordos de viagem com o Brasil, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Venezuela e Bolívia são aceitos os seguintes documentos:
-
Carteira de Identidade (RG) original
-
Registro de Identidade Civil (RIC) original
-
Cédula de Identidade de Estrangeiro original expedida pela Polícia Federal (RNE)
-
Passaporte original e dentro da validade
Para viagens a outros países é preciso apresentar passaporte e verificar a necessidade de visto. Você pode consultar no consulado do país para onde deseja viajar a validade exigida para o passaporte e as regras para o visto e possíveis vacinas.